Bolo de baunilha

Mais uma receita da Avó, um bolo muito especial, mais um aninho da minha lindona.
Na verdade foram dois um para casa e outro para a escolinha,"mãe quero um bolo de princesa e prendas para os meus amigos".
Aqui levam a sério a cena dos presentes e dos bolos e das festas... é tudo em grande. Por isso a Lindona só falava nos presentes que ia levar aos amigos. Então, lá foi aqui a mãe, desencantar umas lembrancinhas e guloseimas e acabei por arranjar o que vos mostro, as receita das bolachas partilho mais tarde.

Presenteamos as princesas com umas pulseiras e um anel e os príncipes com uns carrinhos e umas moedas dos piratas e claro, um saquinho de guloseimas para todos.



Bolo

200 g de manteiga à temperatura ambiente
300 g açúcar
5 ovos à temperatura ambiente
2 colheres de sobremesa de pasta de baunilha
150 ml de leite de coco
360 g de farinha
1 colher bem cheia de sobremesa de fermento

Creme de manteiga

5 claras de ovo
230 g de açúcar
200 g de manteiga
1 colher de sobremesa de pasta de baunilha
Corante rosa

Para o bolo bate o açúcar com a manteiga até ficar um creme branco e cremoso (mais ou menos cinco minutos), depois acrescenta os ovos inteiros um a um, sempre a bater. Após um minuto ou dois parece que a mistura começa a coalhar, é mesmo assim continua a bater que vai ligar outra vez. Adiciona a pasta de baunilha e quando incorporada pára de bater e junta a farinha peneirada e o fermento, recomeça a bater devagar e junta aos poucos o leite de coco.
Vai ao forno a 180 ºC até cozer (mais ou menos 40 minutos).

Para o creme de manteiga, dissolve o açúcar e as claras aquecendo em banho-maria, quando tiver totalmente dissolvido passa para a batedeira e bate primeiro devagar e depois vai aumentando até ao máximo da velocidade. Bate até as claras ficarem firmes, estão bem quando levantas os arames da batedeira e forma picos (mais ou menos dez minutos).
Por fim junta a manteiga aos cubos sem deixar de bater, mas a uma velocidade mais baixa, junta também a pasta de baunilha e continua a bater por mais cinco minutos aumentando até à máxima velocidade. No fim junta o corante a gosto (eu dividi o creme em duas partes iguais e pus mais corante numa que na outra, daí os dois tons de rosa).

Dividi o bolo em dois e recheai com o creme mais claro. Depois cobri com o creme mais escuro e decorei com rosa claro e acrescentei uns confeites).
Truques para trabalhar o creme de manteiga:
1. Põe na geleira antes de usar.
2. Se começar a ficar líquido acrescenta açúcar em pó.
3. Se ficar muito preso, depois de sair da geleira, deixa à temperatura ambiente e se for necessário volta a bater.


Comentários

  1. O bolo está muito bonito. Se o gosto corresponde à foto deve ser uma maravilha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares