Bolo Mármore

Este foi o primeiro bolo que eu me lembro de fazer com a Avó.
Foi nesse dia que aprendi que o tamanho dos ovos é muito importante e que a forma como envolvemos as claras em castelo no fim fazem toda a diferença na consistência e na leveza do nosso bolo.
Lembram-se dos nossos lanches, com chá príncipe a acompanhar o bolinho quentinho, na Rua do Lavadouro?

Ingredientes
4 ovos L
200 g de açúcar
200 g de manteiga (derretida)
200 g de farinha (com fermento)
1 colher de sobremesa de fermento
50 g de chocolate em pó
1 colher de sopa de margarina
100g de chocolate em barra
raspa de 1/2 limão

Preparação
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal fino reservar. 
Bater as gemas com o açúcar  até obter uma massa fofa e esbranquiçada, incorpora-se alternadamente a farinha (misturada com o fermento) e a manteiga formando uma mistura homogénea.
Separar este preparado em duas partes iguais em dois recipientes diferentes. Num dos recipientes juntar o chocolate e mexer com uma espátula até estar bem envolvido. No outro recipiente perfuma-se com a raspa de limão.
Por fim juntar as claras em castelo metade  em cada um dos recipientes.
Numa forma alta de buraco untada (com margarina e farinha) encher alternadamente com as duas massas.
Cozer no forno a 180 ºC mais ou menos +/- 40 minutos.
Deixar arrefecer um pouco antes de desenformar. Depois de desenformado cobre-se, ainda morno, com o chocolate em barra ralado e derretido com o 1/2 copo de leite e a colher de margarina, bem quente.

Eu fiz também uma calda para o bolo ficar mais molhado por dentro. Fervi um copo de leite (+/- 200 ml) de leite com 2 colheres de açucar baunilhado e casca de um limão. E deitei em cima do bolo fazendo furos com um palito, antes de cobrir com o chocolate.
Este foi o aspecto final.

 

  "... e quente que desde sempre nos confortou o corpo e acalmou a alma..."

Comentários

  1. E neste quente de afeto te encontrei. Foi ontem nos mujimos do encontro que me falaram deste recanto que preencheste no coracao da familia. Eu nao te sabia e reclamava este encontro. Claro que a mae logo insistiu no teu abraco a todos e que eu estava incluida. Procurei em todos os recados e estava la este repleto de cheiros e memorias. Com a tua forca agarraste o testemunho que reclamaste na tua forma mais doce, como tao bem sabes fazer. Vou seguir este caminho de um cheiro que so nos conhecemos. Obrigada minha filha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares